Cabelo Cacheado - Devo lavar todos os dias?

Oi minhas lindas!

Como foi o finde de vocês? O meu foi uma delícia, com a família toda reunida para comemorar o dia dos pais :)
Bom gente, eu recebo várias perguntas sobre quantas vezes devemos lavar o cabelo cacheado, se devemos lavá-lo todos os dias, se tem alguma regra... Então resolvi trazer pra vocês a minha experiência sobre esse assunto e qual é a melhor forma de lavar os fios. Vamos lá?
Jé, é necessário lavar os fios cacheados todos os dias?
  Necessário mesmo não é. Porquê? O cabelo cacheado já é naturalmente bastante seco pois a hidratação/oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas, por causa dos cachos, o que deixa os fios bem secos, sem vida e sem brilho...
 
Então não deveria lavar mais vezes para deixar com mais hidratação nos fios?
  Não necessariamente, pois quanto mais você lavar o cabelo cacheado durante o dia, mais seco ele vai ficar. Imagine você lavando ele todos os dias, várias vezes, naquele processo de shampoo (que resseca ainda mais os fios já secos) a água que muitas vezes é morna/quente e a quantidade de condicionador que você vai ter que usar para repor a hidratação nos fios, sem falar no creme sem enxágue né? O resultado disso são fios mais ressecados e sem brilho.
 
O que devo fazer então?
 O ideal (funciona comigo) é lavar os fios dia sim/dia não... porquê assim equilibra a quantidade de vezes que você vai "tirar" a hidratação do cabelo, sem deixá-lo muito ressecado.
Dicas!
  Faça hidratação periódica (de 7 em 7 ou 10 em 10 dias...) para repor os nutrientes que não chegam nas pontas do cabelo. Isso ajuda a deixar os fios mais brilhosos, macios e com vida! 
  Na hora de lavar os fios evite colocar muito shampoo e fazer aquela espuma toda. Ao contrário do que se pensa não é a quantidade de espuma que diz se está limpando ou não o cabelo. Principalmente o cabelo cacheado, o melhor é fazer o seguinte:
1- Coloque uma pequena quantidade do produto somente na raiz e enxágue.

2- Pegue a mesma quantidade do produto e aplique no cabelo todo, mas atenção: ALISANDO! Isso mesmo, nada de esfregar, alise como se estivesse passando hidratante no seu corpo; e depois enxágue.

3- Agora o seu cabelo já está bem preparado e bem limpo (sem ter ressecado muito) para receber o condicionador. Aplique bem o produto em cada fio do cabelo e deixe agir por uns 3 minutinhos e enxágue... (Os condicionadores com ação hidratante são os melhores para os cachos!)

  Invista nas hidratações caseiras com açúcar, maizena (amido de milho), óleos vegetais... Elas ajudam bastante a deixar os fios bem mais hidratados e repor os nutrientes nos fios encaracolados. (Assista o vídeo da Hidratação de Açúcar, aqui!)
Enfim, não é proibido lavar o cabelo todos os dias MAS para ter cachos mais bonitos, menos ressecados pelo processo de lavagem, o ideal é lavar dia sim/dia não (pela minha experiência) e fazer hidratação periódica para deixar os fios sempre bem hidratados.

É isso meninas, gostaram do post? Comentem!
beijos, fiquem com Deus

Nenhum comentário: