Cronograma Capilar | O que é? Como fazer?

Oi meninas, tudo bom?
Recebo muitas perguntas sobre cronograma capilar, O que é? Se eu faço? Como fazer? Por que fazer?...
Então resolvi fazer esse post detalhado para explicar melhor pra vocês o que é um cronograma capilar e qual o melhor pra você! Bora conferir?
O QUE É UM CRONOGRAMA CAPILAR?
Um cronograma capilar nada mais é do que uma tabela de cuidados específicos para "alimentar" (isso mesmo, para repor aos cabelos o que eles precisam) e ficarem sempre fortes, saudáveis e bonitos.

COMO FAZER?
O Cronograma se divide em 3 partes: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO.

• Hidratação: É para repor a água aos fios, chamada de Reposição Hídrica, é indicada para todos os cabelos mas, principalmente para os que estão com frizz e/ou ressecados.
O QUE PRECISA TER NOS PRODUTOS DE HIDRATAÇÃO?
Vitaminas, Frutas, Ervas, Glicerina ou Glicerina Vegetal, Extratos botânicos, Pantenol, Aloe Vera, chocolate, mel, Sacarose ou derivados do açúcar etc.

• Nutrição: Para repor óleos, lipídios e nutrientes aos cabelos, chamada Reposição Lipídica, indicada para cabelos muito ressecados e porosos.
O QUE PRECISA TER NOS PRODUTOS DE NUTRIÇÃO?
Óleos vegetais extravirgens (temos um leque de opções: Abacate, Azeite de Oliva, Coco, Rícino, Semente de Uva, Karitê, Linhaça, Cupuaçu, Cacau etc.), manteigas e ceras vegetais.

• Reconstrução: A Reposição Proteica, indicada para fios quebrados e/ou com queda, para reposição de proteínas e aminoácidos.
O QUE PRECISA TER NOS PRODUTOS DE RECONSTRUÇÃO?
Queratina (Seus aminoácidos: Cisteina, serina, prolina, argilina) e colágeno.

Abaixo está a tabela de cronograma capilar oficial, mas como a gente bem sabe: CADA CABELO É UM CABELO... Então vá testando ordens diferentes de acordo com a necessidade dos seus fios (se são muito ressecados faça mais nutrição, se são muito quebradiços faça mais reconstrução, e por aí vai...)

NÃO SE ESQUEÇA: Intervalo de no mínimo 24 horas entre cada etapa!
tabela cronograma capilar www.blogjessicamelo.com.br

PRECISO MESMO DISSO? E DÁ MUITO TRABALHO?
 Vou confessar à vocês que ainda não aderi ao Cronograma Capilar (pois sou péssima em consegui cumprir essas coisas #sincera) MAS... isso não quer dizer que o "programa" não funcione, pois FUNCIONA SIM! Mesmo sem eu testar vejo muitas meninas (blogueiras inclusive) que seguem e recomendam. 
 Se você sofre um pouco com ressecamento nos fios, quebra ou qualquer outro probleminha capilar acho que deveria testar o cronograma, pelo menos pra ver "quale que é". Muuuuuito trabalho?... acho que um pouco no começo, até você se adaptar e virar uma rotina mesmo sabe... É que nem lavar o rosto pra remover a maquiagem, no começo você até pode ir esquecendo mas depois de um tempo vira rotina que você nem sente. 

 Estou pensando em aderir à essa tabelinha para ver o que eu acho no meu cabelo. Com certeza se eu começar vou gravar tudo pra vocês e contar em uma espécie de diário como o meu cabelo está reagindo... O que vocês acham? (:

É isso meus amores, espero ter explicado tudo certinho pra vocês!
beijinhos, fiquem com Deus e até a próxima ♥

Nenhum comentário: